O Marista Escola Social Ecológica, ao longo de sua trajetória, vem promovendo projetos que elucidam a formação humana e cidadã das crianças e adolescentes que ingressam na instituição, tornando se protagonistas de seus projetos de vida e atuando na transformação social de seu território. Nos aprofundamos em temas sociais que podem promover mudanças na sociedade por meio da formação. Frente a tal contexto, considerando que todos os anos o mundo perde uma quantidade assustadora de alimentos ao longo da sua cadeia produtiva, ou seja, desde o início da produção até o consumidor final essa é uma temática importante. O projeto tem com o objetivo de aproximar a comunidade educacional sobre o consumo alimentar e que propõe uma conscientização quanto os índices coletados na escola referente ao desperdício de comida diário dos estudantes e colaboradores, em especial no momento do almoço, gerando um comprometimento para todos os envolvidos que é possível desperdiçar menos alimentos, mudar hábitos e fazer uma reflexão desde pequeno quanto a relação individual e coletiva de como tomar decisões sobre a alimentação assumindo os seus limites de consumo para diminuir esse impacto global dos próximos anos. De todo modo, considerando que não é possível em um ambiente com 350 pessoas não gerar lixo orgânico, as atividades também perpassam pela criação de estratégias de destinação, visto que a escola possui uma horta cujos alimentos abastecem a cozinha e há um rebanho de ovelhas que podem fazer uso daquilo que considerado adequado para o seu alimento e gerar economia nos investimentos de ração. Outra estratégia proposta é criar um ranking entre as escolas do município de Almirante Tamandaré, incentivando a redução do volume de desperdício no território. Até o momento já realizamos o controle diário do desperdício de alimentos no almoço, identificamos quais as turmas que mais desperdiçam e realizamos atividades direcionadas para o grupo focal. Foram realizadas atividades em sala de aula e os educadores de matemática usam os dados que coletamos em atividades. Revitalizamos a composteira da escola e produzimos rodas de conversa com a temática.