Logo PUCPR

ECOHORTA: SABERES, CULTURAS E TECNOLOGIAS INTEGRADAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

RESUMO

O Marista Social Ecológica é uma instituição que atende 300 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social em uma proposta pedagógica de Educação Integral em tempo integral. Os projetos elaborados buscam formar crianças e jovens inovadores, criativos e conscientes quanto a constituição de seus projetos de vida tornando-os protagonistas em suas comunidades na luta por direitos. Nesse contexto, surge a proposta do projeto em questão. Um laboratório vivo e agricultura sustentável, tecnologia e ecologia integral. A EcoHorta possibilitará ter a Escola Ecológica, como um espaço de referência de agricultura sustentável, dentro do município de Almirante Tamandaré, PR, possibilitando a vivência e oficinas sobre manejo de horta sustentável, alimentos orgânicos e alimentação saudável. A escola já atua com o manejo da horta, sendo que a produção é destinada a alimentação dos educandos e esporadicamente as famílias colhem em encontros como reuniões e sábados das famílias. Mais que um ambiente de aprendizado prático, o projeto visa otimizar a produção da horta escolar orgânica de uma maneira sustentável, ou seja, sem contar com exploração animal nem com produtos químicos, garantindo a qualidade biológica dos alimentos e promovendo a saúde nutricional daqueles que irão consumi-la. Para isso, diversas áreas do conhecimento se uniram e incorporaram tecnologia de automação à agricultura, gerando resultado como a redução do volume de água utilizado no processo de irrigação, assim como o aumento da produção de alimentos e redução do desperdício de alimentos e resíduos. Dos 39 canteiros, 3 já utilizam a técnica automatizada por gotejamento. Mas com a expansão da automação da horta, implantação da composteira e monitoramento do desperdício iremos produzir mais e melhor, com mais conhecimento e ciência.  Além das ações citadas acima, a nossa equipe já realizou atividades com os demais estudantes. Interversões na hora do almoço, oficinas com as famílias sobre horta domiciliar, atividades com a comunidade escolar sobre alimentação saudável e murais interativos.

PALAVRAS-CHAVE

ecohorta; saberes e culturas; tecnologias integradas

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

Erradicação da pobreza

CATEGORIA

Ensino fundamental II
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

Compartilhe