Vivemos hoje em um mundo onde parte dos ecossistemas estão destruídos. Existe um aumento da poluição, exploração dos recursos naturais de forma desequilibrada, não preocupação com reciclagem de materiais dentre tantos outros problemas. No Brasil, por exemplo, temos o potencial de reciclar 30% dos materiais, mas apenas 3% é reciclado. Enfrentar esta questão é fundamental para a manutenção do planeta e desenvolvimento das futuras gerações. Com esta preocupação a ONU criou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são metas a serem atingidas até 2030. Dentre estas metas, escolhemos a de número 4 – Educação de Qualidade – que tem por objetivo “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”. Atendendo a este objetivo este projeto propõem a implantação de uma horta no espaço escolar, cuidada pelos educandos, com orientação dos educadores principalmente das disciplinas de ciências/biologia, química, física, matemática, português, sociologia que usariam deste espaço para acrescentar temas/discussões de conteúdos em sala de aula voltados para o desenvolvimento sustentável. O Colégio cederia um espaço físico para a construção de uma horta hidropônica. Ela seria construída em parte com materiais recicláveis e seria utilizada por todos os estudantes da escola. Seria como um laboratório ao ar livre. Os educandos do ensino médio seriam responsáveis pela manutenção da horta. Caberia aos professores estabelecer relações entre suas disciplinas, a questão ambiental e a horta para propor atividades aos educandos. Pretende-se que a implantação ocorra em várias etapas, como por exemplo, a discussão com os estudantes, a construção da horta e o cultivo das ervas medicinais. Espera-se também, com este projeto, ampliar a consciência ambiental dos estudantes. Nessa horta os educandos plantariam ervas para chás segundo a tradição indígena e africana, resgatando a cultura dos povos originários. Os chás produzidos seriam utilizados pelos estudantes visando o bem-estar daqueles que procuram serviços da enfermaria, por exemplo, diminuindo a cultura de só usar medicamentos farmacológicos.