O Marista Escola Social Lucia Mayvorne (Florianópolis/SC) está localizado em frente à entrada do Parque Natural Municipal do Morro da Cruz, uma área de remanescente florestal da Mata Atlântica que proporciona a utilização desse ambiente como espaço de aprendizagem. Esse espaço educador possibilita práticas pedagógicas e científicas que visam uma atitude ecológica dotada de sensibilidades estéticas, éticas e políticas atentas à identificação dos problemas e conflitos que afetam o meio ambiente que vivemos. Além disso, proporciona implicar os sujeitos da educação na solução ou melhoria desses problemas e conflitos, mediante processos de ensino/aprendizagem que preconizem a construção significativa de conhecimentos e a formação de uma cidadania ambiental. O presente projeto busca elaborar um roteiro pedagógico de sensibilização ambiental no parque, bem como contribuir com a formação de monitores, educandos e educandas da oficina de Iniciação Científica, que irão guiar outras turmas da escola e/ou da comunidade em atividades de interação com o meio. Para isso, o projeto partiu da análise do Plano de Manejo do Parque, o estabelecimento de parceria com o órgão gestor desta unidade de conservação (FLORAM), materializada em quatro encontros de formação, que contemplaram aspectos históricos, ambientais e culturais do parque, estudo dos aspectos específicos da trilha, em campo, como as espécies de fauna e flora e as interações entre elas, e a elaboração de uma gincana baseada na identificação de espécies frutíferas, em uma dinâmica lúdica de Caça ao Tesouro. No roteiro, aplicado com duas turmas dos sétimos anos, as crianças deveriam encontrar dicas com características que levariam a uma árvore específica, na qual encontrariam o tesouro de chocolates. A dinâmica incentivou todos os envolvidos a perceber o parque e cultivar o interesse para a preservação e conservação deste e de outros ambientes. Espera-se que este projeto sensibilize os visitantes quanto às relações ambientais e ecológicas presentes na trilha e torne-se referência em educação ambiental crítica, incentivando outras comunidades escolares a empreenderem iniciativas que somadas, possam realmente transformar a sociedade e seus valores.