INTRODUÇÃO: A astronomia pode inspirar interesse pela ciência e pelo meio ambiente para que possamos estudar e aprender a importância de cuidar do nosso planeta, e as fragilidade que ele possui. Para que outras gerações futuras possam aprender o quão importante é o nosso planeta ou pessoas que se interessam nessa área da ciência, a astronomia oferece um campo cheio de descobertas e possibilidades que ampliariam tanto o modo de pensar dos jovens quanto o interesse deles em estudar uma área tão diferente como essa. A astronomia acaba trazendo outros temas junto consigo durante os estudos como a origem do universo, Via Láctea, galáxias e fenômenos a elas associados, Astrofísica, Cosmologia, Astrobiologia, Planetologia, entre outros. Por isso decidimos fazer nosso projeto sobre esse tema, que é muito importante para nosso desenvolvimento. OBJETIVOS: Despertar o interesse pela ciência: Incentivar os educandos do 6º ao 9º ano a se interessarem pela astronomia e suas ramificações, ampliando seus conhecimentos sobre o universo e temas associados, como astrofísica, cosmologia e planetologia. MATERIAIS E MÉTODO: Kits de Ciência: Como gostaríamos que a astronomia fosse mais lúdica e não tão fechada pensamos em criar kits de ciências, com eles os educandos poderiam fazer experimentos, atividades e demonstrações tanto sobre astronomia quanto sobre sustentabilidade. Nesses kits poderiam ter: Telescópios, microscópio, binóculo entre outros materiais que ajudariam na aprendizagem, e como queremos tornar esse aprendizado também sustentável pensamos em usar elementos recicláveis para criar esses objetos. Jogo Educativo: Iriamos desenvolver um aplicativo com jogos para tornar a aprendizagem mais diferenciada e interessante para as gerações atuais. RESULTADOS: A proposta iria impactar aqueles que não tem uma forma de acessar recursos para aprofundar o estudo sobre os temas abordados, então eles iriam ter os equipamentos precisos para um bom estudo e para ter um momento mais lúdico e interessante, podendo incentivá-los a seguir esse caminho e seria voltado mais para educandos dos 6° e 7° anos que preferem atividades ao ar livre e gostam de descobrir coisas. A segunda proposta pensamos mais voltadas para os jovens dos 8° e 9 ° anos, como esses jovens gostam bastante de tecnologia jogos e atividades online achamos que o jogo chamaria atenção deles para o tema e seria uma forma de conscientização diferente, mas também eficaz igual primeira proposta. CONCLUSÃO: Ressaltamos a importância de usar a astronomia como uma ferramenta educativa para inspirar o interesse dos jovens pela ciência e pelo meio ambiente. Através do estudo do universo, é possível entender melhor a fragilidade do nosso planeta e a necessidade de preservá-lo para as futuras gerações. O projeto reforça que a astronomia, além de ampliar o conhecimento dos estudantes, conecta-se a diversas áreas da ciência, como cosmologia, astrobiologia e planetologia, tornando-se um campo fértil para o desenhista. Ao fornecer aos educandos do 6° ao 9° ano uma abordagem mais lúdica, por meio de kits de ciências e jogos educativos, o projeto torna o aprendizado mais acessível e atraente, tanto para os que preferem atividades práticas quanto para aqueles que se interessam pelo mundo digital.
PALAVRAS-CHAVE: Astronomia, ciências, educação, ensino.