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AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AR EM AMBIENTES ESCOLARES E O DESENVOLVIMENTO DE UM PURIFICADOR DE AR

RESUMO

Introdução: O presente projeto aborda a crescente preocupação com a qualidade do ar em ambientes escolares, um tema frequentemente negligenciado, mas de grande impacto na saúde pública. Atualmente nas 2ª e 3ª etapas, a pesquisa já confirmou a hipótese inicial de que as concentrações de poluentes em salas de aula excedem os níveis recomendados pela legislação do CONAMA. Essa má qualidade do ar, evidenciada pela presença de CO₂, MP2.5 e MP10, pode afetar negativamente a saúde, o desenvolvimento escolar e o bem-estar de alunos e professores, conforme demonstrado por diversos estudos. Objetivos: Verificar e comparar a qualidade do ar, em termos de níveis de dióxido de carbono (CO₂), material particulado fino (PM2.5) e material particulado grosso (PM10), em salas de aula da rede Bom Jesus, com o intuito de verificar a conformidade com os padrões de qualidade do ar estabelecidos e propor medidas de mitigação, incluindo a avaliação do potencial de um purificador de ar para melhorar a qualidade do ar nesses ambientes. Esta investigação busca, portanto, contribuir para ambientes escolares mais saudáveis, informando políticas e práticas que promovam o bem-estar de alunos e professores. Materiais e Método: Medição da qualidade do ar: Utilização de sensores WSS-03 para medir CO₂, MP2.5 e MP10 em salas de aula de duas unidades escolares da Rede Bom Jesus em Curitiba, PR, com coleta de dados por 5 a 6 meses. • Análise comparativa dos dados: Estudo semanal das informações dos sensores para relacionar níveis de poluentes com efeitos adversos à saúde e influência de fatores externos. • Desenvolvimento de protótipo de purificador de ar: Construção de um purificador de baixo custo, baseado em modelos como o de Matsui (2023), com adaptações para salas de aula e testes de eficácia. Resultados: Confirmação da hipótese inicial de que as concentrações de poluentes (CO₂, MP2.5 e MP10) em salas de aula excedem os níveis recomendados pela legislação do CONAMA. • Evidência de que a má qualidade do ar pode afetar negativamente a saúde, o desenvolvimento escolar e o bem-estar de alunos e professores, gerando consequências a longo prazo (doenças) e a curto prazo (redução da concentração, sonolência, diminuição da capacidade de aprendizagem). • Expectativa de que o protótipo de purificador de ar, ainda em construção, seja eficaz na redução dos níveis de poluentes e apresente baixo custo de produção. • Comprovação esperada, na Fase 3, de uma solução acessível que minimize a exposição a poluentes, contribuindo para a saúde respiratória e o desempenho cognitivo dos estudantes. Considerações Finais: O trabalho aborda a crescente preocupação com a qualidade do ar, evidenciando os riscos à saúde pública de ambientes poluídos, frequentemente negligenciados. • Busca promover a conscientização e estimular a análise da qualidade do ar em ambientes escolares, destacando o impacto do ar respirado no bem-estar, concentração e desempenho dos estudantes. • Fornece dados concretos e demonstra a provável eficácia de purificadores de baixo custo como medida de mitigação, visando melhorias tangíveis como a redução de problemas respiratórios e o aumento do desempenho cognitivo. • Espera-se que os resultados despertem o interesse por políticas públicas e ações individuais, fomentando a valorização da saúde ambiental e a promoção de uma educação de maior qualidade, com potencial de estender a discussão para outros ambientes fechados e para a cidade de Curitiba, PR como um todo.

Palavras-chave: Qualidade do ar; Saúde; Ambientes escolares; Purificador de ar.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

CATEGORIA

Ensino Médio e Técnico Livre
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

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