Logo PUCPR

INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

RESUMO

Introdução: É nítido que hoje em dia o mundo está evoluindo e se aprofundando em áreas que antes não tínhamos conhecimento. Por causa disso, as pesquisas sobre esses temas são cada vez mais necessárias, mas de que forma a Inteligência Artificial afeta o desempenho escolar dos alunos? Desenvolvemos essa pesquisa para tentar identificar se o futuro do ensino está em risco com esses desenvolvimentos e novas tecnologias ou se eles estão ajudando os nossos alunos a melhorar sua capacidade de retenção do conteúdo. Objetivos: O artigo aqui desenvolvido visa conscientizar pais, responsáveis, professores e principalmente alunos sobre os impactos da IA na vida acadêmica e a importância de lidar com eles de forma responsável. Materiais e Método: Nessa pesquisa foram utilizados materiais como sites acadêmicos, pesquisas recentes, aulas e palestras, com os tópicos organizados para valorizar o desempenho das informações. Cada parte foi desenvolvida separadamente, com fontes confiáveis, e a conclusão sintetiza as análises de forma simples e compreensível. Resultados: O assunto da pesquisa, apesar de ser recente, pode impactar no modo como vemos a inteligência artificial, mudando os estereótipos de ensino escolar. Com estes estudos aqui realizados podemos ter uma visão do futuro, com o intuito de prevenir os impactos negativos, procurando aumentar as influências positivas na vida dos jovens. Os impactos da IA no desempenho escolar podem ser maiores do que imaginamos e por isso o indicado a se fazer é pesquisar sobre o assunto, procurando formas de amenizar as insuficiências de informações futuras. Saber se os estudos estão sendo beneficiados ou prejudicados, não é apenas uma obrigação de profissionais, mas de alunos e responsáveis. Considerações Finais: A inteligência artificial pode ser benéfica ou prejudicial, e, quando usada de forma excessiva pelos estudantes, mostra-se essencial a curto prazo, mas pode causar danos irreversíveis no futuro, sendo, portanto, necessário oferecer apoio para guiá-los nesse novo mundo tecnológico.

Palavras-chave: Inteligência artificial; Desempenho escolar; Tecnologia educacional.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

CATEGORIA

Ensino Fundamental II
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO