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JOGO PARA CONSCIENTIZAÇÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS E TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS COMO DEPRESSÃO E ANSIEDADE

RESUMO

Introdução: Atualmente, muitas crianças e adolescentes enfrentam transtornos psiquiátricos e dificuldades sociais, sendo a ansiedade e a depressão os mais comuns, e também o foco principal do nosso projeto. Grande parte desses jovens sofre em silêncio, seja pela falta de acesso a profissionais como psicólogos e terapeutas, seja por não se sentirem à vontade para se abrir, muitas vezes por medo de julgamento, desconhecimento ou experiências negativas anteriores. Quando esses transtornos acabam se tornando mais graves, pode levar a pessoa ao ato de suicídio. De acordo com uma pesquisa do G1, publicada em 2023, o suicídio foi a terceira maior causa de mortes em adolescentes de 15 a 19 anos, e isso deve urgentemente ser mudado. O objetivo do projeto é a criação de um jogo, inicialmente feito na plataforma RPG maker MZ (podendo se expandir para ser criado em outras plataformas maiores e melhores), e será um jogo online com classificação livre. Tendo uma narrativa envolvente e cenas marcantes, buscamos despertar a empatia e a consciência dos jogadores sobre o tema, fazendo com que reflitam e mudem sua visão sobre os transtornos mentais. Foi utilizado como base o método de pesquisa em engenharia, que desenvolve soluções práticas para problemas reais, levando em conta fatores como custo, viabilidade, segurança, estética e criatividade. O público-alvo são adolescentes de 12 a 17 anos, mas o jogo é gratuito e com classificação livre, podendo alcançar também crianças, adultos, strearmers e influenciadores. O foco principal é conscientizar as pessoas que jogarem a ver como realmente é difícil conviver com esses transtornos mentais e outros problemas sociais. Assim, acreditamos que as pessoas que jogarem possam se impactar tanto com o enredo e personagens da história do jogo, de modo que elas repensem e melhorem o relacionamento com quem sofre desses problemas, diminuindo a desigualdade social que essas pessoas enfrentam. Além disso, pessoas que sofrem com ansiedade e depressão podem se identificar com o personagem principal, que vive uma vida parecida com vários adolescentes, e até mesmo podemos fazer o suicídio se tornar cada vez menos presente na sociedade. Obviamente, o suicídio é algo muito mais grave, e deve ser acompanhado de uma psicóloga, mas o nosso projeto pode sim ajudar nesse caso. Até o momento, o jogo ainda não está disponível, pois a narrativa dele está sendo estruturada. Objetivos: Atualmente, muitas crianças e adolescentes enfrentam transtornos psiquiátricos e dificuldades sociais, sendo a ansiedade e a depressão os mais comuns, e também o foco principal do nosso projeto. Grande parte desses jovens sofre em silêncio, seja pela falta de acesso a profissionais como psicólogos e terapeutas, seja por não se sentirem à vontade para se abrir, muitas vezes por medo de julgamento, desconhecimento ou experiências negativas anteriores. Quando esses transtornos acabam se tornando mais graves, pode levar a pessoa ao ato de suicídio. De acordo com uma pesquisa do G1, públicada em 2023, o suicídio foi a terceira maior causa de mortes em adolescentes de 15 a 19 anos, e isso deve urgentemente ser mudado. O objetivo do projeto é a criação de um jogo, inicialmente feito na plataforma RPG maker MZ (podendo se expandir para ser criado em outras plataformas maiores e melhores), e será um jogo online com classificação livre. Tendo uma narrativa envolvente e cenas marcantes, buscamos despertar a empatia e a consciência dos jogadores sobre o tema, fazendo com que reflitam e mudem sua visão sobre os transtornos mentais. Materiais e Método: Foi utilizado como base o método de pesquisa em engenharia, que desenvolve soluções práticas para problemas reais, levando em conta fatores como custo, viabilidade, segurança, estética e criatividade. O público-alvo são adolescentes de 12 a 17 anos, mas o jogo é gratuito e com classificação livre, podendo alcançar também crianças, adultos, streamers e influenciadores. Resultados: O foco principal é conscientizar as pessoas que jogarem a ver como realmente é difícil conviver com esses transtornos mentais e outros problemas sociais. Assim, acreditamos que as pessoas que jogarem possam se impactar tanto com o enredo e personagens da história do jogo, de modo que elas repensem e melhorem o relacionamento com quem sofre desses problemas, diminuindo a desigualdade social que essas pessoas enfrentam. Além disso, pessoas que sofrem com ansiedade e depressão podem se identificar com o personagem principal, que vive uma vida parecida com vários adolescentes, e até mesmo podemos fazer o suicídio se tornar cada vez menos presente na sociedade. Considerações Finais: Obviamente, o suicídio é algo muito mais grave, e deve ser acompanhado de uma psicóloga, mas o nosso projeto pode sim ajudar nesse caso. Até o momento, o jogo ainda não está disponível, pois a narrativa dele está sendo estruturada.

Palavras-chave: Transtornos mentais; Conscientização juvenil; Game design educativo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

CATEGORIA

Ensino Fundamental II
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

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