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UMA ANÁLISE PONTUAL ACERCA DA (IR)RESPONSABILIDADE DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS BRASILEIROS NO CONTEXTO DAS BETS

RESUMO

Introdução: Esse artigo busca destrinchar os impactos das apostas online na vida dos cidadãos brasileiros por meio de uma análise dedutiva que abrange seus aspectos econômicos, sociais e psicológicos. Por meio de um rápido panorama pela história das apostas no Brasil, evidencia-se a mudança de eixo que ocorreu com o advento da internet e consequente gênese das “bets” – apostas online – que democratizaram o acesso à jogatina e, aliadas à participação dos influenciadores digitais, cresceram exponencialmente desde 2023. É dada ênfase à figura do influenciador digital, haja vista que este, quando contratado pelas bilionárias casas de aposta online que oferecem cachês exorbitantes, utiliza de sua proximidade com o público e do grande poder de persuasão para estimular a jogatina, participando ativamente da cadeia de apostas e, portanto sendo responsável pelos seus – não incomuns – malefícios. Nesse sentido, é crucial demarcar tanto as responsabilidades civis que recaem sobre essas figuras quanto as responsabilidades morais. Além de uma análise jurídica, que estabelece responsabilidades objetivas fundamentadas no Código Civil e Código de Defesa do Consumidor, faz-se fundamental questionar-se acerca do questionamento moral que permeia o contexto. Apesar de promoverem infames consequências àqueles que desenvolvem dívidas ou vícios, constata-se que a gênese de tal ação não é advinda da imoralidade do caráter ou de vontades essencialmente vis; Com base na teoria de Hannah Arendt do “mal banal”, conclui-se que os indivíduos tomam atitudes moralmente questionáveis com base no desejo da fruição e o fazem devido à incapacidade de desenvolvimento da criticidade, recaindo em atitudes impensadas que não necessariamente refletem seus valores e princípios. Portanto, é de suma importância evidenciar à sociedade tais imoralidades para buscar a criação de uma consciência coletiva acerca das potenciais mazelas que podem expressar-se futuramente em decorrência da epidemia de bets, além de expor à comunidade brasileira as motivações da efetivação de ações imorais que, ao mesmo tempo, prejudicam-na e são fruto dela. Objetivos: O projeto promove uma abordagem holística que abrange moralidade e dever civil, a fim de evidenciar as consequências do cenário das apostas online, impulsionado pela participação das figuras dos influenciadores digitais, bem como proporcionar o desenvolvimento de senso crítico ao público – especialmente os jovens – que os acompanham. Materiais e Método: Por meio de uma análise dedutiva, foram realizadas pesquisas em jornais, revistas e artigos acadêmicos que abordam o tema. Resultados: Constatou-se que as infames consequências frutos das apostas on-line, como endividamento e desenvolvimento de transtornos psicológicos, não acontecem em função da imoralidade de caráter de quem o provoca, mas acontece devido à incapacidade de criticidade que acomete aqueles cujos desejos de fruição prevalecem (nesse caso, o desejo dos influenciadores pelo ganho econômico promovido pelas bilionárias casas de apostas) Considerações Finais: Concluiu-se que os influenciadores digitais realizaram papel fundamental na mudança de eixo dos padrões de aposta, promovendo anúncios apelativos apesar da ínfima probabilidade de ganho. Nesse sentido, devem cumprir com suas responsabilidades quanto aos impactos negativos frutos de suas propagandas, e embora não o façam devido à imoralidade de caráter, seus equívocos e motivações devem ser evidenciados para criar uma consciência coletiva acerca da prática.

Palavras-chave: PUCPR; Bets; Influenciadores digitais; Responsabilidade civil; Responsabilidade moral.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis

CATEGORIA

Ensino Médio e Técnico Livre
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

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