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ECOLOGIA INTEGRAL E SOLIDÁRIA – SEMEAR CIÊNCIA, COLHER SOLIDARIEDADE

RESUMO

Introdução: Diante dos impactos da crise climática e das desigualdades socioambientais vivenciadas nas periferias urbanas, o projeto Ecologia Integral e Solidária – Semear Ciência, Colher Solidariedade propõe uma ação educativa que articula ciência, espiritualidade e solidariedade. Realizado por estudantes da Oficina de Iniciação Científica em parceria com a Pastoral Escolar da Marista Escola Social Lúcia Mayvorne, o projeto inspira-se na encíclica Laudato Si’ e dialoga com a Campanha da Fraternidade de 2025, promovendo uma ecologia que une cuidado com a natureza, justiça social e ética do cuidado. Objetivos: A iniciativa busca responder à pergunta: Como contribuir para a redução do desperdício de alimentos, o fortalecimento da economia doméstica, a geração de renda e a sensibilização da comunidade escolar para práticas alimentares mais conscientes? Materiais e Método: Para isso, o projeto desenvolve práticas de educação científica crítica, envolvendo os estudantes em ações concretas de transformação da realidade local. A ação se trata da realização de receitas culinárias com aproveitamento integral dos alimentos — incluindo cascas, talos e sementes — de fontes já publicadas por órgãos e instituições de pesquisa confiáveis e a realização de oficinas abertas à comunidade, promovendo economia doméstica, segurança alimentar e possibilidades de geração de renda. As oficinas serão voltadas tanto para estudantes, colaboradores da escola, quanto para suas famílias, com receitas acessíveis, nutritivas e baseadas em ingredientes reaproveitados, valorizando práticas sustentáveis no cotidiano alimentar. Resultados: Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, especialmente os ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis), o projeto valoriza saberes locais e práticas sustentáveis acessíveis. Espera-se a ampliação da consciência ambiental, fortalecer a relação entre a escola e a comunidade e promover vínculos comunitários solidários. Considerações Finais: Mais do que uma intervenção pontual, trata-se de uma proposta formativa que ressignifica o cotidiano escolar, cultivando esperança ativa e protagonismo juvenil. A ciência, aqui, é compreendida como prática transformadora, construída a partir das experiências e da realidade dos estudantes, e comprometida com a justiça socioambiental. A espiritualidade, por sua vez, amplia o sentido do cuidado, conectando a vivência escolar com o compromisso com a vida em todas as suas formas.

Palavras-chave: Ecologia Integral; Aproveitamento integral; Economia solidária; ODS2.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

CATEGORIA

Feminina Ensino Médio e Técnico Livre
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

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