Introdução: O tema principal da pesquisa é a sustentabilidade. Este trabalho tem base em análises do cotidiano dos colaboradores do projeto, e possui objetivos baseados nas ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), pois é do interesse das organizadoras criar um modelo de sala de aula que possa ser considerado sustentável e ecologicamente correto, considerando o quão importantes o conceito de sustentabilidade e as maneiras de aplicá-lo têm se tornado. O método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico, com objetivo de encontrar fatos para basear a prática (montagem de uma maquete da sala – mantendo as proporções). Objetivos: Pesquisar e entender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Coleta de materiais (com objetos previamente disponíveis, foi feita parte da coleta de materiais); Testagem dos referidos materiais para possível utilização no projeto; Construção de uma maquete simples representando a sala de aula sustentável. Materiais e Método: O projeto está sendo realizado a partir de revisão de literatura, para encontrar alternativas para uma cons trução mais sustentável para uma sala de aula mais cativante e atraente para professores e alunos. Também será feito o teste das hipóteses, ou seja, a montagem de uma maquete realista e proporcional utilizando os materiais estudados. Conforme os resultados forem obtidos, haverá a aprovação ou não dos materiais. No caso da não aprovação, outros materiais serão escolhidos, testados e avaliados. O desempenho dos materiais nos testes definirá quais são opções viáveis e realistas para a construção real de um lugar público. Materiais para a base da tinta de terra Terra. Água . Cola branca. Resultados: Até o momento, os testes obtiveram resultados bastante satisfatórios. Foram realizadas experimentações com diferentes tipos e tons de terras, com objetivo de criar uma tinta menos poluente e não-tóxica, e obteve-se exatamente o resultado esperado. Considerações Finais: A conclusão parcial deste trabalho é de que, de acordo com as leituras realizadas, encontramos diversas possibilidades para a aplicação de técnicas sustentáveis para baratear os custos de construção das sala de aula, e contribuir com a preservação ambiental.
Palavras-chave: Sustentável; ODS; Escola.