Prêmio Professor Destaque em Educação Científica
Reconhecer o trabalho de educação científica de professores das escolas públicas e privadas que empreendem atividades de Ensino de Ciências e acompanham estudantes na realização de projetos de iniciação científica.
Todos os professores cadastrados em projetos selecionados da 9ª Feira de Ciências Júnior da PUCPR ou da 5ª Mostra Paralela de Ciências Júnior.
Parágrafo único: Caso o professor inscrito não tenha nenhum trabalho selecionado, será automaticamente desqualificado da concorrência do “Prêmio Professor Destaque em Educação Científica”.
O professor deverá preencher e enviar um formulário de inscrição online no momento da submissão dos trabalhos na 9ª Feira de Ciências Júnior da PUCPR e na 5ª Mostra Paralela de Ciências Júnior.
No formulário de inscrição o professor deverá submeter um portfólio (documento apresentando sua experiência científica) e uma apresentação em vídeo, pelo envio do link, com duração entre 03 (três) e 5 (cinco) minutos, em que apresenta a sua atuação como professor e orientador.
A apresentação deverá conter os seguintes elementos:
- o percurso do professor na educação científica;
- o problema que gerou a experiência de educação científica;
- o contexto geral em que a experiência foi desenvolvida;
- os sujeitos participantes das atividades desenvolvidas;
- as atividades didáticas utilizadas para a efetivação dos objetivos;
- os resultados alcançados na experiência de educação científica;
- as considerações finais sobre a importância/relevância da experiência realizada.
Serão selecionados até 05 (cinco) candidatos pela comissão avaliadora composta por professores e pesquisadores da PUCPR, sendo os critérios de seleção: inovação, impacto e criatividade.
Durante o evento, os vídeos previamente submetidos pelos 05 (cinco) candidatos selecionados serão disponibilizados no site do evento para votação popular durante os 02 (dois) primeiros dias de evento (22 e 23 de outubro).
A classificação final dos 05 (cinco) professores selecionados será obtida a partir da nota recebida pela comissão de seleção (0 a 10) que será acrescida com 10% (dez por cento) para o professor que tiver maior votação popular na apresentação do seu vídeo no site do evento.
Critérios de desempate:
1º – Ter trabalho premiado na 9ª Feira de Ciências Júnior da PUCPR ou na 5ª Mostra Paralela de Ciências Júnior;
2º – A maior pontuação na avaliação da comissão avaliadora.
O anúncio do “Prêmio Professor Destaque” da 9ª Feira de Ciências Júnior da PUCPR será realizado na cerimônia de encerramento do evento. A partir deste ano, o professor vencedor irá receber uma bolsa de estudos para cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade de Ensino à Distância (EaD). Serão 15 cursos ofertados, a saber:
- Contabilidade e Planejamento Tributário;
- Direitos Humanos e Questões Étnico-Sociais;
- Estratégias de Negociação;
- Gestão de Pessoas;
- Gestão de Vendas e Marketing 5.0;
- Gestão Empresarial e Inovação;
- Gestão Financeira;
- Gestão Pública;
- Logística Empresarial;
- MBA em Controladoria;
- MBA Executivo em Governança Corporativa ênfase em ESG;
- MBA Gestão de Negócios, Estratégia Organizacional e Liderança Positiva;
- Pedagogia: Educação, Gestão e Tecnologias Educacionais;
- Responsabilidade Social e Políticas Públicas;
- Sustentabilidade Ambiental.
Para saber mais, entre em contato por meio do e-mail [email protected]
No momento da inscrição, o professor deverá ter em mãos o documento do portfólio preenchido e o vídeo de apresentação.
Para acessar o Modelo de Portfólio, clique aqui.
O link da apresentação em vídeo deverá ter duração entre 3 (três) e 5 (cinco) minutos, apresentando a sua atuação como professor e orientador.
A apresentação deverá conter os seguintes elementos:
- O percurso do professor na educação científica;
- O problema que gerou a experiência de educação científica;
- O contexto geral em que a experiência foi desenvolvida;
- Os participantes das atividades desenvolvidas;
- As atividades didáticas utilizadas para a efetivação de educação científica;
- Os resultados alcançados na experiência de educação científica;
- As considerações finais sobre a importância/relevância da experiência realizada.