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A MODA SUSTENTÁVEL E A PUBLICIDADE: O CONJUNTO ESTRATÉGICO DE COMBATE AO CONSUMISMO E A ADOÇÃO DE PRODUÇÃO RESPONSÁVEL PELA INDÚSTRIA

RESUMO

INTRODUÇÃO: Mudanças climáticas intensas, redução da biodiversidade, problemas sociais e o desenvolvimento veemente de novos riscos à saúde, são algumas das consequências relacionadas a ausência da sustentabilidade no cotidiano das pessoas, uma vez que a falta de conhecimento e de práticas responsáveis impulsionam esses problemas. Esses impasses refletem um cenário significativo na relação entre atividades industriais e consumismo na contemporaneidade – duas das principais causas responsáveis pela degradação do meio ambiente – além de destacar a necessidade de identificação de estratégias para combater o consumo e produção de itens não sustentáveis em excesso. Portanto, compreende-se a importância da ampliação da ação da moda sustentável na sociedade atual, já que a indústria da moda, bem como outros tipos de produtoras industriais pode ser considerada como uma das redes de produção menos sustentável, tendo em vista o consumo exagerado de materiais químicos para a cultivação de fibras no meio têxtil, por exemplo, ou até mesmo a exploração de matérias primas e a quantidade de energia gasta na confecção de tecidos. Conhecendo a participação direta desse tipo de fabricante na deterioração da natureza, é vital ressaltar a importância da publicidade na divulgação da moda sustentável. É perceptível o impacto da publicidade no modo de consumo da sociedade brasileira, considerando que quando uma marca se denomina sustentável, a parcela da população que se atenta ao meio ambiente está mais suscetível a adquirir peças dessa, além do gênero ter função convidativa aos consumidores que ainda não adotaram a sustentabilidade em seu cotidiano O projeto trabalhado tem como principal objetivo compreender a relação das propagandas com o consumo exacerbado e o impacto deste na natureza, além de promover a conscientização e a busca acerca do movimento da moda sustentável. A partir de pesquisas feitas em relação a temática, foi elaborada uma cartilha intitulada de Moda Sustentável, na qual foram anexadas informações concernentes às consequências geradas pela manufatura de roupas no ecossistema tal qual informações sobre o que é a moda sustentável e seus benefícios no meio socioambiental. Para a construção de uma base teórica do trabalho, foram realizadas buscas de artigos que tratassem sobre o conceito e a história da indústria da moda, bem como os impactos socioambientais da mesma. Também foram buscados artigos acerca das condições de trabalho da área têxtil e do progresso de degradação do meio ambiente. Enquanto, para o desenvolvimento da cartilha a equipe levou em consideração os aspectos essenciais do gênero, são eles: Determinação de um público-alvo, uso de linguagem visual chamativa e de linguagem verbal clara e objetiva. Durante o processo de criação do material, houveram três etapas: 1) Pesquisa de exploração do conteúdo; 2) Desenvolvimento de escrita da base teórica estudada; 3) Seleção dos elementos visuais coesos ao tema: Imagens, cores, fontes e recursos gráficos. OBJETIVOS: O objetivo geral do projeto é compreender a relação da publicidade com o consumo exacerbado e o impacto deste na natureza, além de promover a conscientização assim como a busca acerca do movimento da moda sustentável. Para alcançar este objetivo, os seguintes objetivos específicos foram definidos: 1) Compreender a influencia da publicidade no meio social e seus hábitos; 2) Promover o conhecimento acerca dos benefícios da sustentabilidade no consumo e produção de roupas; 3) Entender a relação entre a publicidade e o crescimento da demanda de produtos na indústria da moda. MATERIAIS E MÉTODO: Este projeto foi desenvolvido a partir do método descritivo-exploratório, no qual foi elaborada pela equipe uma cartilha, um dos materiais mais utilizados pela indústria publicitária para a disseminação de conhecimento e estratégia de influência nos comportamentos sociais. A cartilha produzida busca promover a conscientização acerca do impacto causado pela indústria da moda no meio ambiente, além de impulsionar o interesse dos indivíduos pelo movimento da moda sustentável, visando a moderação do consumo exagerado da parcela compradora. A parte de pesquisa que envolve descrição visa a interpretação de alguma condição e a análise de circunstâncias, enquanto a exploratória tem como finalidade cooperar para a admissão de conhecimento do pesquisador quanto ao tema trabalhado. Para a construção da cartilha, a equipe levou em consideração os aspectos essenciais do gênero, são eles: Determinação de um público-alvo, uso de linguagem visual chamativa e de linguagem verbal clara e objetiva. Durante o processo de criação do material, houveram três etapas: 1) Pesquisa de exploração do conteúdo; 2) Desenvolvimento de escrita da base teórica estudada; 3) Seleção dos elementos visuais coesos ao tema: Imagens, cores, fontes e recursos gráficos. Para a construção de uma base teórica do trabalho, foram realizadas buscas de artigos que tratassem sobre o conceito e a história da indústria da moda, bem como os impactos socioambientais da mesma. Também foram buscados artigos acerca das condições de trabalho da área têxtil e do progresso de degradação do meio ambiente. Essas pesquisas foram feitas através da plataforma Google acadêmico, e posteriormente analisadas e anexadas à cartilha. O material traz em seu corpo uma introdução a respeito da moda sustentável, apresenta em tópicos as consequências socioecológicas da produção de vestuário, além de dados estatísticos sobre o desperdício e produção de roupas, a exposição de benefícios da sustentabilidade na moda e ilustrações que facilitam a compreensão do assunto pelo leitor. A cartilha foi produzida por meio da plataforma online Canva. A imagem utilizada foi extraída da internet e os elementos gráficos da própria plataforma de edição. RESULTADOS: Espera-se, por meio da cartilha, a promoção do conhecimento acerca dos benefícios da sustentabilidade no consumo e produção de indumentos, e a diminuição do consumismo exacerbado, que ganha cada vez mais força na atualidade, uma vez que as tendências impelem os indivíduos à compra. Consequentemente, com a mudança de comportamento social, o cotidiano das pessoas tende a ser impactado de forma significativa, pois as condições de trabalho das pessoas inseridas na indústria da moda se tornariam mais dignas, além do incentivo ao bem-estar da sociedade e à igualdade econômica e social entre as classes. No meio ambiente também há benefícios, como a diminuição da emissão de poluentes, a conservação da biodiversidade, preservação de recursos naturais e a redução do desperdício. Além disso, os funcionários das empresas de moda são motivados a contribuir com o meio ambiente, o que se torna presente não somente em seu local de trabalho, mas em seu dia-a-dia. A expansão de oportunidades de negócio também cresce para a indústria, já que a sustentabilidade tem se tornado um critério essencial para o desenvolvimento econômico da indústria. CONCLUSÃO: Entende-se, após a análise de estudos já realizados e pesquisas, que a publicidade e seus recursos tem papel vital na divulgação da moda sustentável. Tendo em vista o impacto direto dos meios de comunicação no aumento da demanda de produtos indumentários, pode-se afirmar que assim como as propagandas possuem poder de impulso no consumismo da atual sociedade, as mesmas também possuem impacto quando utilizadas em prol da revolução da indústria indumentária, ou seja, para o crescimento da moda sustentável no país, é indispensável a atuação da publicidade. Com isso haverá, sobretudo, a retificação dos prejuízos socioambientais da atualidade relacionados às consequências da moda insustentável e suas vertentes, uma vez que o interesse da massa populacional seria alinhado ao pensamento crítico e preocupado com o meio ambiente e o meio social.

PALAVRAS-CHAVE: Moda; Publicidade; Sustentabilidade.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis

CATEGORIA

Feminina Ensino Médio e Técnico livre
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio