INTRODUÇÃO: O projeto proposto visa desenvolver um protótipo inovador que converte energia térmica geotérmica em energia elétrica, utilizando a pressão gerada por veículos sobre uma placa de pressão. A energia geotérmica é captada através de um sistema de troca térmica, aproveitando o calor do solo. O funcionamento do protótipo começa com a ativação da placa de pressão, que é projetada para responder à pressão exercida pelos veículos. Quando um carro se posiciona sobre a placa, a pressão comprimirá um gás interno, especificamente nitrogênio, aumentando sua temperatura. Esse gás aquecido se expande e, por meio de um sistema de turbinas, converte a energia térmica em energia mecânica. Essa energia mecânica é então utilizada para movimentar um gerador elétrico, transformando a energia cinética em energia elétrica. A energia gerada é armazenada em baterias de alta capacidade, localizadas subterraneamente para proteção e otimização térmica. Um sistema de gerenciamento de energia (SGE) controla o fluxo, garantindo o carregamento eficiente dessas baterias. Após o carregamento completo, a energia excedente é direcionada para a rede elétrica da cidade, servindo como um sistema complementar durante momentos de alta demanda ou crises energéticas. Em situações de desastres naturais ou emergências, o SGE aciona automaticamente as baterias, fornecendo energia para serviços essenciais, como hospitais e centros de resgate. Essa abordagem traz benefícios significativos, como a sustentabilidade, uma vez que o uso de energia geotérmica reduz a dependência de fontes não renováveis. Além disso, o sistema promove a resiliência energética, garantindo a continuidade dos serviços essenciais durante crises e maximizando a eficiência ao converter a pressão em energia elétrica. Assim, este protótipo representa uma solução inovadora para a integração de energia geotérmica em ambientes urbanos, contribuindo para a sustentabilidade e a segurança energética das cidades diante de situações adversas. OBJETIVOS: Propor uma solução inovadora e sustentável para a captação e armazenamento de energia cinética gerada pelo calor de um gás aquecido pelo movimento dos veículos, visando mitigar os impactos das interrupções de energia em cenários de desastres naturais e promover resiliência energética em áreas urbanas. MATERIAIS E MÉTODO: Utilização de vias especialmente modificadas semelhantes a pisos “touch”, que captam a energia mecânica e térmica gerada pelo movimento dos veículos. Transformação da energia térmica em energia elétrica para armazenamento. Armazenamento da energia gerada em baterias, com possibilidade de redistribuição para áreas vulneráveis e instituições humanitárias. Avaliação da eficiência dos sistemas de captação e armazenamento, além dos impactos sociais e econômicos. RESULTADOS: Demonstrar a viabilidade técnica da captação de energia cinética e térmica geradas pelo movimento de veículos, avaliar a eficiência dos sistemas de armazenamento, e analisar os impactos sociais e econômicos da implementação, com benefícios diretos para áreas com infraestrutura energética precária e instituições públicas e humanitárias. CONCLUSÃO: A captação e armazenamento de energia cinética gerada pelo movimento de veículos em vias especialmente modificadas demonstram um grande potencial para aumentar a resiliência energética em áreas urbanas, especialmente em regiões propensas a desastres naturais. Além de aproveitar uma fonte de energia renovável e subutilizada, a solução proposta pode reduzir significativamente os períodos de interrupção de energia, promovendo a continuidade das atividades essenciais em momentos de crise. O projeto não só contribui para o desenvolvimento sustentável e a segurança energética, como também gera um impacto social positivo ao direcionar a energia excedente para comunidades e instituições vulneráveis, demonstrando uma abordagem eficaz para o enfrentamento de desafios urbanos futuros.
PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade; energia geotérmica; energia elétrica; desastre natural; resiliência energética.