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AVALIAÇÃO DO IMPACTO DOS CONTAMINANTES DO SOLO NA SAÚDE HUMANA: IDENTIFICAÇÃO, ANÁLISE E MITIGAÇÃO.

RESUMO

INTRODUÇÃO: Na escola, estuda-se sobre a importância do solo e do perigo da contaminação, afinal, o solo é vital para todos os seres vivos, e sem ele não seria possível nem mesmo o ciclo da vida, já que é o solo que guarda todos os nutrientes. Mas normalmente fala-se apenas sobre contaminação através da água e dos alimentos, que podem chegar a nós. Com base nisso, o questionamento deste projeto é se o solo contaminado pode atingir os seres humanos diretamente, atingindo-nos através da ingestão acidental ou penetrando através de cortes, e o que eles podem causar. Para descobrir isso, foi feita uma coleta de amostras no colégio das pesquisadoras, o Centro de Atividade Educacional Tistu III, em Curitiba. Foram selecionados pontos específicos no colégio, onde há mais chance do solo entrar em contato com o corpo humano. Foram selecionados três lugares, que são: o gramado ao lado da quadra, a horta coletiva do colégio e uma área do bosque. Nesse bosque, inclusive, havia inundações após chuvas, que eram intensificadas pelo Rio Barigui, do qual a escola é vizinha, de forma que há chances maiores de haver contaminação naquele ponto, já que a chuva pode ter trazido substâncias estranhas. Foram feitas as medições das áreas a serem analisadas e uma pesquisa sobre a coleta no livro “Manual de Procedimentos de Coleta de Amostras em Áreas Agrícolas para Análise de Qualidade Ambiental: Solo, Água e Sedimentos”, indicado pela professora Dra. Eloana Janice Bonfleur, da pós-graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Paraná. Após isso, as amostras serão coletadas e enviadas para o laboratório da Universidade, onde serão analisadas e os contaminantes possivelmente presentes serão identificados. Ao concluir isso, as pesquisadoras realizarão um levantamento bibliográfico que terá duas partes. Primeiro, a parte química, na qual será aprofundado o conhecimento sobre o contaminante e seus impactos. Segundo, a parte biológica, onde será estudado quais influências esse contaminante exerceria e como o corpo reagiria. Dessa forma, será possível averiguar a hipótese. Afinal, o solo é de extrema importância na vida de todos nós, e qualquer contaminação pode levar a estragos sérios. OBJETIVOS: Descobrir se o solo contaminado afeta diretamente os seres humanos, e não apenas indiretamente, contaminado nossos recursos e então a nós. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa terá início na identificação dos locais da escola Tistu 3, onde as crianças entram em maior contato com o solo, pois há a possibilidade de ser ingerida uma pequena quantidade de grãos ou de um corte entrar em contato com o solo, por exemplo. Será estabelecida a metragem da área que será trabalhada. Após essa fase, serão coletadas amostras do solo, que serão analisadas pelas pesquisadoras em conjunto com o grupo de pesquisa do programa de pós-graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Paraná, sob a orientação da professora Dra. Eloana Janice Bonfleur. Ao concluir a análise, será realizado um levantamento bibliográfico sobre os contaminantes encontrados a fim de identificar o que eles podem causar. Para esse levantamento, serão utilizados livros que contemplem os temas: solo contaminado, contaminantes do solo e doenças relacionadas ao solo. Também serão avaliados artigos encontrados no buscador acadêmico SciELO Brasil, publicados entre os anos 2014 a 2024, que incluem as palavras-chave: solo, contaminação, doença e alergia. Os artigos filtrados serão analisados, por meio da leitura dos resumos, a fim de verificar se apresentam ligação com o tema desta pesquisa e, apenas aqueles que apresentarem relação serão analisados integralmente. Para o estudo dessas publicações, será utilizada as análises de conteúdo propostas por Bardin (2011), que divide esta etapa em três momentos: Pré-análise — Etapa onde os artigos selecionados serão organizados de acordo com a data de publicação, além da realização de uma leitura flutuante, de forma a conhecer os dados apresentados. Exploração do material — Identificação dos artigos e estabelecimento de categorias que agrupam elementos comuns a todos eles. Tratamento dos resultados — Interpretação dos dados apresentados nos artigos, a fim de verificar se apresentam informações relevantes para o conhecimento dos contaminantes encontrados na amostragem, bem como seus impactos para os seres humanos. Com base nessa análise da amostra a ser coletada e no levantamento bibliográfico, discutiremos a respeito da existência de contaminantes no solo da Escola Tistu 3 e quais as suas implicações na saúde das crianças e no ecossistema. Por fim, serão discutidas também formas de mitigar possíveis problemas de contaminação ao solo da escola. RESULTADOS: Em andamento. CONCLUSÃO: Em andamento.

PALAVRAS-CHAVE: Contaminação do solo; Saúde humana; Análise ambiental.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

CATEGORIA

Ensino Fundamental II
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio