INTRODUÇÃO: O “consumismo” é o problema gerado quando os hábitos de consumo são praticados de forma compulsiva, isso pode ser influenciado por diversos motivos. Dessa forma, nosso projeto pretende analisar os motivos pelos quais os indivíduos são levados aos comportamentos consumistas na sociedade atual. Pretendemos demonstrar a forma que as pessoas são influenciadas a comprar produtos muitas vezes desnecessários. No decorrer da pesquisa, foi constatado que, o marketing é uma ferramenta importante no mundo consumista, pois as empresas utilizam estratégias que afetam diretamente as decisões dos consumidores, visíveis em redes sociais, filmes e novelas. Os problemas enfrentados cotidianamente também podem ser estimulantes para a compra, dessa forma, preenchendo um vazio interior, essa mercadoria comprada causa a falsa sensação de satisfação pessoal, fazendo com que a pessoa se sinta melhor. Este comportamento contribui significativamente para o aumento da produção de lixo, já que novos produtos são constantemente lançados, atraindo consumidores emocionalmente vulneráveis. Então, o consumo é necessário para a sobrevivência, entretanto, é essencial que as pessoas tenham consciência, sabendo avaliar as coisas que são importantes e as que podem ser deixadas de lado, pois com o passar do tempo surgem itens novos (muitas vezes aprimorados), os quais vão ocupar o local do antigo, dessa forma cativando o desejo das pessoas, esse ciclo faz com que tudo que compramos esteja fadado a virar lixo. Com isso, a proposta do trabalho é analisar essas influências e entender a dinâmica do capitalismo e suas estratégias de mercado, enfatizando a importância de reconhecer o impacto do consumismo desenfreado na sociedade e no meio ambiente. OBJETIVOS: Explicar de forma clara os motivos pelo qual as pessoas consomem de forma compulsiva. Além disso, analisar a influencia que o marketing exerce e compreender o sistema capitalista. MATERIAIS E MÉTODO: O projeto se baseou na leitura de artigos científicos relacionados ao assunto. A intenção era compreender ao máximo os fatores que impulsionam as sociedades contemporâneas a consumirem. Como base para o projeto, utilizamos os conceitos do livro “Vidas Desperdiçadas”, em específico o refugo humano, teorizado pelo sociólogo Zygmunt Bauman, como forma de explicar os comportamentos consumistas nas sociedades pós-modernas. RESULTADOS: Consientização das pessoas quanto as proprias atitudes. Explicar como funciona a mente das pessoas ao consumir, e esclarecer o funcionamento do capitalismo. CONCLUSÃO: O consumo é necessário para sua sobrevivência, entretanto, é extremamente importância que as pessoas se conscientizem, sabendo avaliar as coisas que são importantes e aquelas que podem ser deixadas de lado.
PALAVRAS-CHAVE: Consumo. Consumismo. Marketing. Capitalismo.