Logo PUCPR

UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE ”PELE” TUBARÃO REDUZIR O ARRASTO NA AERONAVES

RESUMO

INTRODUÇÃO: O grande consumo de combustíveis por aeronaves, tanto comerciais quanto de turismo, é um dos principais desafios enfrentados pela indústria aeronáutica. A busca por soluções que melhorem o impacto ambiental, sem causar danos econômicos e ecológicos significativos, é essencial. Este artigo propõe a utilização de um revestimento inspirado na pele de tubarão para reduzir o arrasto em aeronaves. A pele de tubarão possui uma estrutura única, caracterizada por pequenas escamas chamadas dentículos dérmicos, que ajudam a diminuir a resistência ao fluxo de água e, por analogia, poderiam ser eficazes na redução do arrasto em ambientes aéreos. O estudo analisa a aplicação dessa estrutura na superfície das aeronaves e os potenciais benefícios em termos de eficiência aerodinâmica, propondo experimentos e simulações para testar o impacto desse revestimento. OBJETIVOS: Simular, através do uso de tecnologia computacional, gráfica ou IA, a efetivação da utilização de “pele de tubarão” para redução do arrasto da carenagem das aeronaves. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia adotada, conforme descrito por Gil (2008), é explicativa em termos de objetivos e experimental em relação aos procedimentos. A pesquisa explicativa busca esclarecer as relações de causa e efeito entre os fenômenos investigados. A pesquisa experimental envolve a manipulação de variáveis e o controle de condições para observar os efeitos das intervenções. Essa combinação de abordagem explicativa e experimental configura uma metodologia robusta, que investiga relações causais e utiliza procedimentos rigorosos para validar essas relações. RESULTADOS: A proposta de utilizar uma “pele” de tubarão para reduzir o arrasto em aeronaves se baseia nas características biomiméticas da pele desses animais. As microestruturas da pele, chamadas dentículos dérmicos, desempenham um papel crucial na redução do arrasto hidrodinâmico. Pesquisas indicam um potencial significativo para a redução do arrasto aerodinâmico em aeronaves, resultando em maior eficiência de combustível e menor emissão de poluentes. A aplicação de uma superfície texturizada semelhante à pele de tubarão pode reduzir a turbulência gerada pelo fluxo de ar ao redor da fuselagem, promovendo um fluxo de ar mais suave e menos resistência ao movimento. Além de melhorar o desempenho aerodinâmico, essa tecnologia pode levar a menores custos operacionais, uma vez que aeronaves exigiriam menos combustível para percorrer a mesma distância. A redução do consumo de combustível está diretamente relacionada à diminuição das emissões de dióxido de carbono (CO2), o que é um benefício significativo para a sustentabilidade ambiental. Contudo, desafios como a durabilidade da “pele” de tubarão artificial em condições reais de voo e o custo de desenvolvimento e aplicação devem ser abordados. Pesquisas futuras devem focar na otimização dos materiais e técnicas de aplicação para garantir a eficácia econômica e prática da tecnologia. CONCLUSÃO: Conclui-se que a aplicação de uma textura inspirada na pele de tubarão nas superfícies aerodinâmicas das aeronaves resultará em uma redução significativa do arrasto, levando a melhorias na eficiência de combustível e no desempenho aerodinâmico. A proposta representa uma abordagem promissora que combina inovação tecnológica com princípios de biomimética. Apesar dos desafios técnicos e econômicos, os resultados iniciais sugerem que essa tecnologia pode contribuir para uma aviação mais sustentável e econômica. A adoção da “pele” de tubarão na indústria aeroespacial poderia representar um marco importante na busca por soluções eficientes e sustentáveis. Assim, a “pele” de tubarão pode transformar o futuro da aviação, contribuindo significativamente para a evolução tecnológica e ambiental do setor.

PALAVRAS-CHAVE: consumo, combustíveis, pele de tubarão, aeronaves.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

ODS 13 – Combate às alterações climáticas

CATEGORIA

Ensino médio e técnico livre
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio