INTRODUÇÃO: “O projeto “Gestão de Energia em Ambientes Escolares: um estudo com Python” foi concebido para promover a conscientização sobre o consumo de energia e incentivar práticas sustentáveis no ambiente escolar. Diante do crescimento global da demanda energética e seus impactos ambientais, como mudanças climáticas e esgotamento de recursos naturais, o projeto busca reduzir o desperdício de energia e aumentar a eficiência energética nas salas de aula da Marista Escola Social Lucia Mayvorne. Utilizando a linguagem de programação Python, os alunos desenvolveram um software que permite monitorar e analisar o consumo de energia elétrica de diferentes ambientes da escola. OBJETIVOS: O objetivo principal é reduzir o desperdício de energia e aumentar a eficiência energética nas salas de aula, além de promover a conscientização da comunidade escolar sobre o uso consciente de recursos. Também visa desenvolver habilidades técnicas em programação, aplicar conceitos de física em um contexto prático e integrar áreas interdisciplinares de ciência e tecnologia. MATERIAIS E MÉTODO: Utilizando a linguagem de programação Python, os alunos desenvolveram um software que permite monitorar e analisar o consumo de energia elétrica em diferentes ambientes da escola. O programa coleta informações sobre a potência dos dispositivos elétricos (em watts) e o tempo de uso diário (em segundos), aplicando a fórmula 𝐸 = 𝑃 × 𝑡, onde 𝐸 representa a energia. Esses dados são processados e apresentados em gráficos para identificar áreas de maior consumo energético. RESULTADOS: Os gráficos gerados pelo software possibilitam a identificação de áreas com maior gasto energético, permitindo a implementação de medidas corretivas e de otimização do uso de energia. Além disso, os alunos desenvolveram habilidades técnicas em programação e análise de dados, aplicando conceitos de física de forma prática e funcional. CONCLUSÃO: O projeto envolve toda a comunidade escolar, refletindo sobre sustentabilidade e uso consciente de recursos, e prepara os alunos para enfrentar os desafios ambientais e tecnológicos do futuro. Ao integrar tecnologia e ciência, o projeto incentiva a responsabilidade social e a inovação, promovendo uma abordagem interdisciplinar e colaborativa.
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