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ORIGAMI: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA TRABALHO COM O TDAH

RESUMO

A história do origami é muito atraente aos nossos olhos. Acredita-se que essa arte tenha surgido pouco depois da invenção do papel, que foi originado na China, por volta de 105 d.C. Assim, a partir do século VII, os monges budistas chineses teriam levado o papel e as técnicas de dobradura para outros países do Oriente, entre eles, o Japão. Os japoneses passaram a praticar o origami e a desenvolvê-lo, tanto que, no século seguinte, passaram a incluí-lo como elemento de rituais xintoístas. O trabalho com o origami, é uma arte oriental que consiste em fazer dobraduras de papel, representando seres e objetos formando assim pequenas esculturas. Etimologicamente falando, a origem da palavra advém das junções dos termos em japonês ori, “dobrar”, e kami, “papel”. O origami pode estimular a criatividade, aumento da capacidade de concentração, desenvolvimento da coordenação motora e motricidade fina, visão espacial e forma de expressão. Nesse sentido, acredita-se que a atividade com o origami poderá ser uma ótima estratégia de aprendizado para as pessoas que necessitam de mais atenção, em especial os alunos com TDAH, para desenvolver atividades que exigem um maior grau de concentração. Alguns estudantes possuem o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), e isso pode acabar afetando nos estudos, principalmente aqueles que nem sabem que possuem esse transtorno, nesse sentido, após realizado uma pesquisa bibliográfica, pode-se dizer que os sintomas desse problema podem ser minimizados com algumas técnicas, como o origami. A utilização do origami, e a criação de uma oficina utilizando essa atividade poderá ajudá-los a amenizar e até mesmo sanar essas dificuldades. O foco principal do projeto é ajudar os alunos que possuem o TDAH com o método do origami. Durante todo o processo de desenvolvimento do trabalho, foi possível observar a viabilidade do mesmo, uma vez que para fazer o origami é utilizado papel, podendo ser usufruído por qualquer pessoa. Dessa forma, é importante mostrar para os alunos que esse transtorno pode ser tratado de várias formas, e uma delas poderia ser com a técnica do origami, já que melhora as habilidades psicomotoras, como a concentração, desenvolvimento da coordenação motora e motricidade fina, visão espacial e forma de expressão.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

Educação de qualidade

CATEGORIA

Feminina Ensino Médio e Técnico 1° ano
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio