Sente-se confuso com as mudanças. Durante esses momentos é comum a tomada de decisões em que o adolescente acredita ser a melhor, entretanto, essas escolhas podem prejudicá-lo além de afetar e gerar problemas para o resto da vida. Conforme o observatório de educação o abandono escolar, no Brasil, no ensino fundamental e médio é na ordem de 7,6%. Em 2019, 2,1 milhões de estudantes foram reprovados no Brasil, mais de 620 mil abandonaram a escola e mais de 6 milhões estavam em distorção idade-série. Devido a grande porcentagem de crianças e adolescentes fora da escola surge a questão, dentre os fatores que levam as pessoas a abandonarem o estudo é o baixo desempenho escolar, este pode estar relacionado a outras condições como a depressão e o consumo de substâncias psicoativas? A depressão atinge cada vez mais indivíduos, dentre eles os jovens que durante a fase da adolescência se sentem perdidos e confusos com novas experiências, acarretando baixo desempenho escolar, baixa autoestima, uso de substâncias psicoativas, entre outros. O consumo de drogas, por mais que maléfico a saúde, é muito utilizado como meio de escape por adultos, porém não só eles, adolescentes também utilizam de substâncias tais como o álcool, cigarro, cigarro eletrônico. Ademais, a depressão em conjunto com o uso de drogas leva o indivíduo a parar de frequentar a escola, contribuindo para a falta de escolaridade, influenciando gerações futuras a praticar o mesmo. Portanto, devido aos fatos decorridos surgem outras perguntas como: A falta de atitude positiva dos pais pode acarretar na evasão escolar da criança ou adolescente? O bullying pode ser um fator gerador da depressão? Com a pesquisa conclui-se que a depressão, a evasão escolar e o consumo de drogas se interligam e podem gerar um efeito dominó no adolescente, a depressão leva ao uso de substâncias psicoativas que terminam no abandono do ambiente escolar. É notável que grande parte dos indivíduos que abandonam a escola, usam drogas ou tem transtorno depressivo, são de classes mais pobres, negros, indígenas ou deficientes além de falta de apoio dos pais ou responsáveis e a violência verbal ou física contínua – bullying.