Logo PUCPR

BRICKS: UM DISPOSITIVO PARA AUXILIAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO

final-tarja_oposta

RESUMO

No Brasil, é notória a falta de acessibilidade referente aos deficientes visuais, o que acaba limitando de diversas maneiras a vida dessas pessoas, e ratifica a importância de promovermos pesquisas acerca do tema. Tendo isso em mente, o objetivo do projeto é construir um dispositivo que possibilite, através do tato e do encaixe de peças, que a pessoa com deficiência visual aprenda uma linguagem de programação. O projeto conta com blocos de montar que desempenham a função de comandos, e utiliza placas de Arduino para os interpretar. Esse processo visa facilitar o aprendizado de programação das pessoas com deficiência visual, ter um baixo custo, e promover a inclusão social. O dispositivo é voltado para portadores de deficiência visual de todas as classes que desejam aprender programação. No momento, o projeto já passou pelos testes dos programas desenvolvidos para o funcionamento do aparelho e pela prova de conceito, além de também possuir um protótipo que já possibilita a criação de programas usando apenas o encaixe dos blocos de montar. Com base no que foi observado no processo de desenvolvimento do projeto e nos testes feitos, pode-se concluir que a criação de um dispositivo que facilite o aprendizado de programação é possível, e pode auxiliar alunos iniciantes com deficiência visual, além de promover maior inclusão social.

PALAVRAS-CHAVE: Acessibilidade; Deficientes visuais; Linguagem de programação.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

Educação de qualidade

CATEGORIA

ENSINO MÉDIO E TÉCNICO LIVRE
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

Compartilhe