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INTEGRANDO GERAÇÕES E PROMOVENDO A SAÚDE: GERONTOTECNOLOGIAS EDUCACIONAIS GAMIFICADAS

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RESUMO

Trata-se de estudo do tipo metodológico, realizado em uma unidade básica de saúde de Curitiba, PR, com o objetivo de desenvolver gerontotecnologias educacionais para promoção da saúde. A amostra foi constituída por idosos que utilizam a unidade de saúde, sendo o recrutamento realizado por contato direto com os idosos. Também participaram juízes experts em gerontologia na avaliação do material. Foi construído a gerontotecnologia educacional: almanaque para prevenção de quedas, com diversos jogos. Para construção foi realizada busca na literatura sobre os principais conteúdos que abordam o assunto, depois foram incorporados no almanaque com linguagem acessível. Para a validação de conteúdo, os juízes especialistas aplicaram o instrumento: “suitability assessment of materiais”, sendo que a análise ocorreu mediante a interpretação o índice de validade de conteúdo (IVC). A avaliação dos idosos ocorreu mediante instrumento com escala likert e questões abertas. Os resultados fornecerão evidências científicas quanto ao uso de gerontotecnologias educacionais para promoção da saúde, sendo avaliada pelos juízes como excelente (superior) obtendo IVC 0,94. Os idosos concordaram em relação a aparência do material, linguagem e organização dos itens todos compreendendo como totalmente adequado. Quanto ao conteúdo, todos concordaram totalmente que as orientações de cuidado estão claras e de fácil entendimento, são suficientes para compreensão, não houve dificuldade para compreender o material e as orientações motivam a colocar em prática os aprendizados. Ao serem questionados em relação ao que essa atividade inclui no dia a dia e o que se aprendeu com a gerontotecnologia, todos apontaram que melhoraram os conhecimentos em relação ao que é os acidentes por quedas e como evitá-los, bem como enfatizaram que as orientações ajudam a pensar na casa com mais atenção e cuidado, evitando que ocorram os acidentes por descuido. Foi destacado a interação que o almanaque promove entre os adolescentes e idosos, bem como com os familiares.

PALAVRAS-CHAVE: Gerontotecnologia educacional; Curitiba, PR; Adolescentes e idosos.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

Redução das desigualdades

CATEGORIA

ENSINO MÉDIO E TÉCNICO LIVRE
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

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