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REFLORESTAMENTO E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

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RESUMO

O projeto de reflorestamento na Marista Escola Social Ecológica tem como objetivo principal promover a política de educação ambiental da instituição e está fortemente alinhado com a prática de conservação e preservação das espécies nativas. A escola está situada em uma extensa área verde que abriga diversas espécies nativas, como a Araucária angustifolia. O projeto busca utilizar esse espaço verde para aprimorar a qualidade socioambiental da região. Para alcançar esse objetivo, uma das etapas essenciais é a remoção de todos os resíduos recicláveis dos ambientes externos, liberando espaço para que os alunos possam cultivar novas espécies nativas no solo da escola. O foco principal do projeto é a restauração de uma região de morros que atualmente apresenta vegetação rasteira. Além de beneficiar as espécies vegetais, o desenvolvimento do projeto também visa contribuir para o bem-estar das espécies animais que habitam o local. O projeto se enquadra nos princípios dos 5Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Reflorestar) e desempenha um papel significativo no combate ao aquecimento global. Além disso, ele está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 13, que trata da ação contra a mudança global do clima, e o ODS 15, que se refere à vida terrestre. A iniciativa de incentivar o reflorestamento em áreas desmatadas e com pouca vegetação desempenha um papel crucial na preservação das espécies que habitam essas regiões. A inclusão do “R” de reflorestar na proposta dos 5Rs é fundamental para que a ação de reflorestamento vá além dos limites da Marista Escola Social Ecológica e alcance uma escala maior. Isso contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir a preservação dos ecossistemas naturais, que desempenham um papel vital na manutenção da vida na Terra. Além disso, a iniciativa envolve a comunidade escolar por meio de oficinas de plantio de mudas nativas, destacando a importância da preservação ambiental e sua relação direta com a saúde humana. Essas atividades ajudam a sensibilizar os alunos e evidenciam os impactos ambientais negativos causados pelo desmatamento e pela extinção de espécies.  O público-alvo principal do projeto são todos os educandos da Marista Escola Social Ecológica, mas seus benefícios se estendem à comunidade local de Almirante Tamandaré, impactando positivamente todos os moradores da região. Em relação aos métodos empregados no projeto, eles envolvem diversas etapas, como pesquisa e planejamento inicial para identificar as espécies nativas mais adequadas à região, preparação da área de reflorestamento, seleção criteriosa das espécies, plantio das mudas, cuidados e manutenção ao longo do tempo, e a realização de rodas de conversa para conscientização sobre a importância do reflorestamento e da preservação do meio ambiente.  Os benefícios e impactos do projeto são significativos e abrangentes, incluindo conscientização ambiental, responsabilidade socioambiental, desenvolvimento de habilidades práticas, melhoria da saúde ambiental, conservação da biodiversidade, redução do efeito estufa, criação de espaços de aprendizagem, valorização do patrimônio escolar, incentivo à cidadania ativa e interação com a comunidade.

PALAVRAS-CHAVE: Preservação; Reflorestamento; Sustentabilidade; Meio ambiente.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

Cidades e comunidades sustentáveis

CATEGORIA

ENSINO FUNDAMENTAL II
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

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