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A LENDA DE CEUCI: UM RPG PARA DIVULGAÇÃO DE CULTURA INDÍGENA

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RESUMO

O Brasil possui uma história antes da colonização portuguesa. Os povos indígenas que habitavam o território tinham sua própria cultura e meios de viver, que foram sendo apagados e substituídos ao longo do tempo. É importante que enquanto nação, o povo brasileiro conheça suas origens e reconheça a influência e cultura desses povos, que são tão importantes para a identidade nacional. A maioria da população brasileira nunca entrou em contato com essas culturas ou pouco conhece sobre elas, que muitas vezes são vistas como inferiores e pouco desenvolvidas. Porém, existem conhecimentos e filosofias desses povos que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e a sociedade. Portanto, torna-se importante a divulgação desse tema, e um ótimo lugar para se fazer isso é na escola (Silva, 2023). A escolha do tema se justifica pela necessidade de implementação da lei 10.639/03, complementada pela Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena do ensino fundamental e médio. Sabe-se que não há uma quantidade suficiente de trabalhos e materiais direcionados a isso, e a maioria dos alunos da educação básica não conhecem e pouco se interessam pela cultura indígena (Brasil, 2003; Brasil, 2008). Os temas de histórias e jogos de RPG são geralmente voltados para momentos como o velho oeste, Europa medieval, Egito e entre outros. O projeto foi elaborado na intenção de trazer de forma lúdica e utilizando de elementos da fantasia o acesso a informação sobre os povos originários do território brasileiro, sua cultura, religiões e parte de sua história para o conhecimento comum, por meio de um jogo de RPG (“role-playing game”) chamado “A Lenda de Ceuci”, para facilitar o ensino sobre esses tópicos para o público infanto-juvenil. Nesse jogo, os próprios jogadores irão interpretar personagens construídos a partir de elementos históricos e folclóricos relacionados à história brasileira. O objetivo é justamente adicionar histórias indígenas a esses temas comuns nos tópicos de narrativas voltadas ao passado, fornecendo uma alternativa para que esses temas sejam trabalhados nas escolas.

PALAVRAS-CHAVE; Brasil; Origens; Colonização; Território.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

Redução das desigualdades

CATEGORIA

ENSINO MÉDIO E TÉCNICO 1º ANO
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

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