Logo PUCPR

CISTERNA NA ESCOLA: CONHECIMENTO E PRÁTICA PARA O USO CONSCIENTE DA ÁGUA

final-tarja_oposta

RESUMO

O Marista Escola Social Ecológica, ao longo de sua trajetória, vem promovendo projetos que elucidam a formação humana e cidadã das crianças e adolescentes que ingressam na instituição, tornando se protagonistas de seus projetos de vida e atuando na transformação social de seu território, nos aprofundamos em temas sociais que podem promover mudanças na sociedade por meio da formação. Visando a experiência a partir do ensino baseado por projetos, possuímos, em nossa matriz curricular, o componente de Projeto de Intervenção (P.I.). Nesse componente, os educandos são desafiados a pensar nas problemáticas sociais do território e suas possíveis resoluções, os grupos de trabalho são organizados para relacionar as temáticas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estabelecer etapas para a execução do projeto. Portanto, o trabalho aqui apresentado, é resultado do processo contínuo de pensamento e execução de um dos grupos do 9° ano. As questões levantadas por eles foram sobre o frequente rodízio de água no município de Almirante Tamandaré e como poderíamos, como instituição escolar, contribuir para amenizar os efeitos da falta de água. Após algumas semanas de estudos sobre essa temática e entendendo nossa limitação de tempo e orçamento, o grupo refletiu que seria eficaz produzir uma mini cisterna escola para a captação da água da chuva e fazer oficinas para alunos e posteriormente para pais ensinando essa produção de maneira artesanal e com materiais acessíveis. O trabalho em questão teve início em março de 2023 com a fase de estudos de temas e materiais e está em processo com previsão de conclusão das oficinas em novembro de 2023. Até o momento, a cisterna foi confeccionada e as oficinas para outros educandos da escola foram feitas. Acreditamos que a feira, para qual essa inscrição se constrói, seria um momento excepcional de troca de experiências, mas, para além disso, um momento de pertencimento de nossos alunos, oriundos de complexas questões socioeconômicas, ao Grupo Marista, ao universo acadêmico e a uma educação cidadã e democrática.

PALAVRAS-CHAVE: Formação humana; Desenvolvimento sustentável; Captação da água.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

Cidades e comunidades sustentáveis

CATEGORIA

ENSINO FUNDAMENTAL II
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

Compartilhe