Logo PUCPR

O USO DOS CHATBOTS NO UNIVERSO ACADÊMICO COMO FERRAMENTA ÚTIL PARA O APRENDIZADO

final-tarja_oposta

RESUMO

Os chatbots são plataformas de software que visam imitar a conversa humana natural por meio do uso de um sistema automatizado de diálogo. Os modelos mais recentes contam com técnicas de inteligência artificial para fornecer aos computadores a capacidade de entender os inputs que um usuário fornece, e com isso produzir outputs relevantes. Ao longo do tempo, tais ferramentas diversificaram as suas aplicações, com um aumento significativo no investimento em laboratórios de pesquisa tecnológica em 2016, o que fez com que recentemente avançassem a ponto de poderem ser usados para conversas públicas e vários contextos sociais. Isso se dá especialmente no campo da educação, no qual são cada vez mais usados para melhorar a interação dos alunos neste mundo atual de tecnologia, visto que a maioria dos adolescentes têm acesso à internet. No entanto, as preocupações sobre as aplicações acadêmicas dessas tecnologias também devem ser abordadas. Nessa perspectiva, o presente projeto, por meio de análise bibliográfica, pretende investigar o estado atual dos chatbots na educação, explorando suas aplicações, benefícios e implicações no âmbito acadêmico com o intuito de potencializar a aprendizagem dos estudantes. As principais vantagens encontradas são a capacidade de melhoria da eficiência e precisão da pesquisa, o fornecimento de detalhes instantâneos, padronizados e personalizados, além de auxílio no aprendizado on-line e remoto. Por outro lado, algumas implicações incluem a possibilidade dos chatbots de perpetuar preconceitos, visto que os resultados proporcionados podem ser enviesados ou manipulados, facilitar o plágio de informações sem fontes confiáveis, que podem estar incorretas, além da preocupação de que a dependência em seu uso cause uma perda de senso crítico. A maior parte da investigação aplicada baseia-se na análise de dados, a qual concluiu majoritariamente que este tema se encontra atualmente numa fase de maior atenção, porém estudos empíricos relacionados parecem limitados. Logo, dado o potencial impacto social dos chatbots, é importante que a sua utilização na educação seja submetida a investigações e certificações rigorosas, e se espera que esse projeto auxilie a conscientizar os indivíduos em como saber lidar com os chatbots a fim de aproveitá-los de forma eficaz para o benefício da sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Chatbots; Inteligência artificial; Pesquisa tecnológica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

Educação de qualidade

CATEGORIA

ENSINO MÉDIO E TÉCNICO LIVRE
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

Compartilhe