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MYND: APLICATIVO PARA AMENIZAR O IMPACTO DA NOMOFOBIA

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RESUMO

A popularização dos smartphones tem sido considerada por muitos a revolução tecnológica de maior impacto nos últimos tempos com o advento da internet. Apesar desta ter um alto potencial de desenvolvimento, oferecer ferramentas para pesquisas e estudos, ser um propulsor de causas sociais e ser de extrema necessidade no dia a dia daqueles que a possuem, o uso descontrolado de jogos mobile e das redes sociais super estimulantes está desencadeando novos problemas de saúde mental, principalmente na Geração Z, como problemas de concentração, ansiedade, transtornos de imagem corporal e a Nomofobia, um transtorno de ansiedade classificado como transtorno fóbico-ansioso, estudado desde 2008 para descrever uma condição em que indivíduos sentem medo irracional e extremo de ficarem desconectados do mundo digital. Observando essa problemática, a questão que guiará este estudo é: de que forma podemos amenizar a dependência aos dispositivos mobile e os seus sintomas sem deixar de utilizá-los? Nesse sentido, o principal objetivo da pesquisa é elaborar a proposta funcional de um aplicativo capaz de amenizar a dependência de smartphones e aumentar a concentração de estudantes. Assim, visando também a refletir sobre os impactos das mídias digitais na maneira como a Geração Z vive, pretende-se propor uma reeducação dos hábitos digitais dos jovens brasileiros de forma lúdica, personalizada e acessível, levando-os a compreender as consequências do uso abusivo de celulares e orientando alunos, professores e pais, por meio do entendimento da nomofobia e das formas de amenizá-la, para uma melhor qualidade de vida e uso adequado do dispositivo eletrônico. Deste modo, a metodologia utilizada, conforme Gil (2008), é classificada em exploratória, considerando os objetivos, e de caráter bibliográfico, conforme os procedimentos. Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada a revisão de literatura em busca de artigos relacionados ao tema para entender o público alvo e desenvolver a proposta do MYND . Seu design inicial foi realizado através do site canva.com, idealizado como o avatar de um cérebro. De forma que quando o usuário utiliza o smartphone, terá o seu tempo de uso vinculado e monitorado ao App, para que o personagem, conforme as metas estabelecidas pelo indivíduo, emita emoções positivas ou negativas, levando em conta o registro dos hábitos do indivíduo. Também é importante destacar que todos os procedimentos foram registrados no diário de bordo. Apesar do projeto ainda não ter sido concluído, a proposta funcional do aplicativo vem sendo desenvolvido através da plataforma no-code: MIT App Inventor. Assim, espera-se que, com o concreto embasamento teórico e construção completa deste aplicativo, seu futuro desenvolvimento on-line ajudará estudantes a utilizarem a tecnologia mobile de forma eficaz, amenizará consequências da nomofobia na Geração Z por meio do seu sistema de metas e irá melhorar o desempenho acadêmico e vida de muitos jovens ao redor do Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: MYND; Revolução tecnológica; Geração Z.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

Educação de qualidade

CATEGORIA

ENSINO MÉDIO E TÉCNICO LIVRE
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

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