Logo PUCPR

MÉTODOS DE ENSINO PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL

final-tarja_oposta

RESUMO

É do conhecimento geral que o Brasil não é um destaque quando se fala sobre educação, assumindo posicionamentos longínquos nos rankings mundiais de educação . Por meio de pesquisas, chegamos a conclusão que por usar um método tradicional e centrado nas escolas, muitas vezes os alunos não se interessam pela matéria e podem  não aprender realmente os conteúdos. Durante o desenvolvimento do projeto, estudamos dois diferentes métodos de ensino: VARK e Honey-Alonso. O método VARK consiste em cinco estilos de aprendizagem: auditivo, cinestésico, visual, leitura/escrita e multimodal (quando o indivíduo consegue aprender com mais de um estilo). O Honey-Alonso é um método que se baseia em experiências previamente vividas, e defende um ciclo de aprendizagem que consiste em tais experiências e conhecimentos adquiridos anteriormente. Este projeto, cujo público alvo são pessoas ligadas à educação (professores, pedagogos e estudiosos) foi dividido em três etapas: a pesquisa bibliográfica (já realizada e apresentada neste projeto), a elaboração de um quiz, bem como a aplicação desse quiz, caracterizando a terceira etapa (a segunda e terceira etapas ainda não foram aplicadas, consistindo na continuidade do projeto) para sabermos qual dos métodos é o mais eficaz para a realidade brasileira e, assim, sendo o melhor para um futuro sustentável na educação, oferecendo diferentes oportunidades, para diferentes formas de aprendizado. Os diferentes métodos podem atuar de forma mais eficaz na conscientização sobre problemas ambientais, sociais e educacionais, além de proporcionar o melhor desenvolvimento individual de cada aluno, o que lhe proporcionará mais oportunidades futuras e podendo auxiliar no desenvolvimento coletivo.

PALAVRAS-CHAVE: Brasil; Aprendizagem; VARK.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

Educação de qualidade

CATEGORIA

ENSINO FUNDAMENTAL II
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

Compartilhe