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DIMINUIÇÃO DOS DANOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR VEÍCULOS COM MOTOR DE CICLO TÉRMICO, ATRAVÉS DA INJEÇÃO DIRETA DE HIDROGÊNIO COMO ADITIVO DE QUEIMA DE COMBUSTÍVEL

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RESUMO

Os gases de efeito estufa (GEE) atingiram nível recorde e ameaçam as metas propostas pela agenda 2030. A concentração de gás carbônico tem acentuado o efeito estufa colocando o planeta em rota de aquecimento excedendo os limites críticos que poderiam evitar as mudanças climáticas catastróficas para a Terra. A ação do homem precisa ser amenizada. A pegada ecológica precisa ser revista. Por isso são necessárias medidas que mitiguem o impacto deixado pelo homem. A utilização de combustíveis alternativos como o de hidrogênio verde obtido por um dispositivo eletroquímico que faz a eletrolise da água é uma dessas alternativas que possibilita maior rendimento e menor custo. O objetivo do Projeto foi criar um dispositivo eletrolisador para gerar hidrogênio embarcado diretamente no veículo e aplicar o gás H2 na admissão de ar do motor, sem a necessidade de reservatórios intermediários. Com isso, gerando maior eficiência e menor impacto ambiental, além de diminuir fortemente os riscos de se manter reservatórios de gás H2 que além de serem muito pesados, podem ser altamente explosivos, ou seja, geração instantânea, proporcionando muito mais segurança e eficiência. Salientando que o princípio de funcionamento do dispositivo é a injeção de hidrogênio diretamente na câmera de admissão de ar do veículo, o qual usara este hidrogênio como aditivo na queima do combustível, atuando diretamente na queima dos hidrocarbonetos, que são altamente poluentes e como consequência a diminuição significativa do monóxido de carbono emitido pelo escapamento do veículo, o qual é o principal ator no aquecimento global, além do aumento do rendimento do motor. Através de uma metodologia exploratória experimental foram conduzidos experimentos que mostraram ser possível a utilização do dispositivo eletrolisador para tais fins. Testes e cálculos preliminares demostraram uma diminuição de até 5% de monóxido de carbono, em regimes específicos de funcionamento dos motores de ciclo térmico. Alternativas como essa podem ser implementadas para que cada vez mais a pegada ecológica seja menos danosa e que o ser humano vá na direção da redução do impacto ambiental.

PALAVRAS-CHAVE: Gases de efeito estufa; Agenda 2030; Dispositivo eletrolisador.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

Energia limpa e acessível

CATEGORIA

ENSINO FUNDAMENTAL II
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

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