Logo PUCPR

COLHERES BIODEGRADÁVEIS: ADOCE SEU CAFÉ COM SUSTENTABILIDADE

final-tarja_oposta

RESUMO

Os plásticos e seus resíduos atualmente são considerados um grave problema socioambiental. Devido a sua resistência e durabilidade, quando descartados no meio ambiente podem levar séculos para sua decomposição, causando a poluição dos biomas e danos irreversíveis aos ecossistemas. É preciso pensar e repensar o uso, a fim de reduzir o consumo de plásticos, principalmente os plásticos de usos únicos, os PDUs, que correspondem à maioria dos itens de poluição marinha. Como alternativa sustentável para a substituição dos plásticos temos os bioplásticos, contudo, é necessário a sensibilização para o consumo consciente e o descarte correto dos resíduos plásticos. A pesquisa buscou implementar alternativas ao uso de plástico, visando a máxima redução dos impactos negativos gerados ao meio ambiente. Para tanto, estão sendo desenvolvidos mexedores de café comestíveis para substituição dos atuais mexedores plásticos utilizados na escola. A pesquisa se deu a partir da consulta em portais de periódicos, bem como dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. A partir da análise dos documentos e leitura de artigos, foram definidas frentes de ação possíveis de serem implementadas no contexto da escola. Foi definida, entre outras frentes, a substituição de mexedores de café plásticos na escola por material biodegradável. A partir da avaliação da viabilidade e adaptação das metodologias pesquisadas, estão sendo testadas as diferentes formulações com o intuito de encontrar um material rígido, atóxico e resistente. Foram testadas formulações de diferentes concentrações de amido de milho comercial, açúcar e glucose de milho clara, adicionadas de Sorbato de Potássio como agente antimicrobiano. Ao planejar e implantar ações no seu ambiente escolar, os estudantes do projeto demonstraram cultivar o interesse para a preservação e conservação deste e de outros ambientes, a fim de construir responsabilidade socioambiental e estabelecerem um novo significado quanto ao consumo. O envolvimento dos/as educandos/as nas atividades de pesquisa demonstrou-se uma importante ferramenta para a compreensão das metodologias científicas e sua aplicabilidade em atividades de Educação Ambiental.

PALAVRAS-CHAVE: Plásticos; Ecossistemas; Agente antimicrobiano; Educação ambiental.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

Consumo e produção responsáveis

CATEGORIA

FEMININA ENSINO MÉDIO E TÉCNICO LIVRE
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

Compartilhe