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COMO MELHORAR A INTEGRAÇÃO ENTRE PROFESSORES E PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

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RESUMO

Entendendo as dificuldades comumente enfrentadas por pessoas com transtorno de espectro autista (TEA) nos ambientes acadêmicos, medidas para melhor assistência à essas pessoas são fundamentais, por meio delas, alunos autistas podem participar mais efetivamente da comunidade escolar e o nível de aprendizagem pode se tornar mais igualitário para todos os alunos. É notável a carência que ocorre na educação nos dias atuais a respeito desse tema, pouca capacitação é oferecida aos profissionais da educação, para conduzir as aulas de maneira mais assistida para alunos com TEA, o que, muitas das vezes, torna esse contato mais desafiador. O documento chamado Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, aprovado em 2007, pelo Ministério de Educação e Cultura, é um dos exemplos de materiais existentes com o objetivo de auxiliar na escolaridade inclusiva, porém há necessidade de ferramentas específicas que exerçam o papel de instruir a comunidade escolar para melhor proceder com alunos com TEA, de forma mais acolhedora e respeitosa. Algumas outras questões também dificultam a maneira como professores procedem em suas aulas tendo alunos com TEA, como por exemplo, falta de conhecimento sobre o tema, falta de assistência pedagógica e por diversas vezes, não receberem diagnóstico detalhado desses alunos. O processo tanto de inclusão quanto de aprendizagem é algo árduo para os professores e demais profissionais dessa área educacional em relação à alunos com o espectro, porém é uma jornada muito mais árdua para os alunos autistas, já que enfrentam certas barreiras, entre elas: dificuldades com aprendizagem em alguns casos, concentração, dificuldades com a socialização com os outros alunos até mesmo, o bullying. Vale ressaltar que as dificuldades não são regra geral, cada pessoa com TEA possui suas particularidades. Diante dos apontamentos listados, o objetivo principal do projeto está centrado na capacitação dos profissionais da educação, visando a melhoria do convívio no ambiente escolar, tornando um espaço mais confortável e inclusivo para pessoas com TEA, influenciando, consequentemente, na melhoria da aprendizagem. Ações voltadas para a capacitação dos profissionais da educação podem transformar a vida desses alunos. Deste modo, um ambiente escolar que entenda as necessidades dos alunos é de suma urgência. O projeto será realizado por meio de pesquisas qualitativas e estudo de materiais disponíveis sobre o tema. Buscamos com este projeto propor palestras para maior capacitação e conhecimento sobre o tema, acreditamos que o impacto da proposta seja positivo, através da capacitação do professor e dos demais profissionais da educação.

PALAVRAS-CHAVE: TEA; Capacitação; Comunidade escolar.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

Educação de qualidade

CATEGORIA

ENSINO FUNDAMENTAL II
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

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