Logo PUCPR

BIOGLITTER: UMA ALTERNATIVA À MANUTENÇÃO DA ALEGRIA E DAS CORES DO CARNAVAL

final-tarja_oposta

RESUMO

A poluição dos biomas por plásticos é problema ambiental urgente. Dentre os plásticos poluentes, temos o glitter, muito utilizado em maquiagens, fantasias, brinquedos, sendo uns dos principais adereços do Carnaval. A poluição causada pelo uso do glitter tem impactado os ecossistemas e vestígios desse material já foram encontrados em organismo de animais marinhos e no corpo humano. Como alternativa sustentável, temos o bioglitter, produzido a partir de polímeros naturais e biodegradáveis. O objetivo desse projeto foi desenvolver ações de informação e sensibilização sobre o consumo de produtos plásticos na comunidade escolar. A pesquisa se deu a partir da consulta em portais de periódicos, bem como dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. A partir da análise dos documentos e leitura de artigos, foram definidas frentes de ação possíveis de serem implementadas no contexto da escola. Foi definida, entre outras frentes, uma intervenção para sensibilização sobre o consumo de produtos plásticos. A partir da avaliação da viabilidade e adaptação das metodologias pesquisadas, foi definida a formulação e a metodologia para a obtenção de bioglitter, com concentração de 40% p/v de amido de milho comercial com diferentes corantes para a obtenção das diversas cores. A Intervenção ocorreu a partir da produção e distribuição de um folder, exposição do tema e utilização de bioglitter em pinturas corporais nas crianças no intervalo do recreio dos estudantes dos anos iniciais. Ao planejar e implantar ações no seu ambiente escolar, os estudantes do projeto demonstraram cultivar o interesse para a preservação e conservação deste e de outros ambientes, a fim de construir responsabilidade socioambiental e estabelecerem um novo significado quanto ao consumo. O envolvimento dos/as educandos/as nas atividades de pesquisa demonstrou-se uma importante ferramenta para a compreensão das metodologias científicas e sua aplicabilidade em atividades de Educação Ambiental.

PALAVRAS-CHAVE: Poluição; Bioglitter; Sensibilização; Ambiente escolar.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

Consumo e produção responsáveis

CATEGORIA

ENSINO MÉDIO E TÉCNICO 1º ANO
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

Compartilhe