Logo PUCPR

PLANTAS MEDICINAIS: POR QUE UTILIZAR NO AMBIENTE ESCOLAR?

final-tarja_oposta

RESUMO

O tema do projeto está relacionado ao 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU- Educação de Qualidade, o qual propõe a melhoria da qualidade de educação e oportunidades igualitárias a todos os alunos, para que possam ter um futuro melhor, e ao 12° objetivo – Consumo e Produção Responsável, visando o desenvolvimento de práticas sustentáveis de consumo pela população, defendendo a maneira responsável e eficiente do uso dos recursos naturais fornecidos. Desse modo, objetivamos a projeção de um jardim vertical, com plantas medicinais no Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para auxiliar na redução dos problemas psicológicos e emocionais apresentados por alunos, professores e funcionários, resultado das inúmeras mudanças, sejam elas sociais, políticas e econômicas, desenvolvidas com maior evidência, no período do pós pandemia do COVID-19. A pesquisa tem fim exploratório, pois realizaremos a experimentação projetando um jardim medicinal e qualitativo, por meio da leitura de artigos científicos sobre as plantas a serem cultivadas e organização de um catálogo, com suas principais funcionalidades, para que toda comunidade escolar, constituída por alunos, professores e funcionários, saibam como e quando utilizá-las no ambiente, nos momentos de ansiedade, depressão e instabilidade emocional. Esperamos que após a finalização do projeto, com a criação do jardim vertical de plantas medicinais, possamos ajudar a amenizar os problemas emocionais e trazer uma melhora na qualidade de vida e bem estar de todos, no ambiente escolar. Também objetivamos que o jardim possa ser um lugar de visita, pelos alunos, professores e funcionários e, ao mesmo tempo, um espaço de contato com a natureza e preservação do meio ambiente, pois utilizaremos garrafas pets no cultivo das plantas, visando a sustentabilidade. Essa implementação será apresentada à equipe gestora do colégio, à comunidade escolar, sociedade em geral e para os participantes da 4ª mostra da PUC, bem como em outros eventos relacionados ao tema. Por fim, os resultados serão organizados em forma de um artigo científico e encaminhados à avaliação de revistas, na área da educação, para divulgar o conhecimento sistematizado pela presente pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Plantas Medicinais; Jardim vertical; Sustentabilidade.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

Educação de qualidade

CATEGORIA

ENSINO FUNDAMENTAL II
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

Compartilhe