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APLICATIVO MATEMÁTICO COMO RECURSO TECNOLÓGICO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS - TIPO I

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RESUMO

Este projeto está diretamente relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo maior relação com o item 4, que propõe uma Educação de Qualidade, porém intervindo em todos os outros objetivos de forma indireta, pois uma educação de qualidade tem um grande impacto em aspectos sociais e econômicos. Por exemplo, com uma melhoria na educação é possível melhorar também a indústria, a inovação tecnológica e a infraestrutura de um país como um todo. Desse modo, objetivamos com essa pesquisa qualitativa desenvolver um aplicativo matemático, a partir de um protótipo criado anteriormente, tornando-se uma ferramenta de apoio aos professores das Salas de Recursos Multifuncionais – tipo I, que atendem alunos com Deficiência Intelectual e/ou Transtornos Funcionais Específicos, na matemática, como a discalculia, oferecendo recursos relacionados à aprendizagem dos conteúdos matemáticos, dentre eles, a Fórmula de Bhaskara. Para a criação do aplicativo, serão utilizadas ferramentas de design e desenvolvimento de aplicativos, que se baseiam em programação em blocos, como o Figma e o MIT. Depois de criado será desenvolvido e implementado inicialmente no ambiente educacional do Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objetivo é oferecer suporte à aprendizagem dos alunos, reduzindo as dificuldades que eles enfrentam ao aprender os conceitos matemáticos. Após a fase de desenvolvimento e teste no ambiente escolar, o aplicativo será disponibilizado para uso público, tornando-se acessível a qualquer pessoa interessada em aprimorar suas habilidades matemáticas. Além disso, como método de divulgação o projeto será apresentado em revistas acadêmicas da área e em eventos relacionados, como a 4ª Mostra Paralela de Ciências Júnior da PUCPR. Além de abordar questões relacionadas à qualidade da educação, essa pesquisa poderá ser um instrumento de apoio à inclusão dos estudantes com Deficiência Intelectual e Transtornos Funcionais Específicos, que muitas vezes se sentem excluídos. Por fim, esperamos contribuir para qualidade do ensino, inclusão educacional e, consequentemente, melhoria dos índices educacionais conquistados até então, por nosso país.

PALAVRAS-CHAVE: Educação de qualidade; Ensino da matemática; Criação de aplicativo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

TEMA

Educação de qualidade

CATEGORIA

ENSINO MÉDIO E TÉCNICO LIVRE
Legendas:
  1. Estudante
  2. Supervisor
  3. Colégio

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