Introdução: O problema estudado, no presente trabalho, é a ansiedade desenvolvida em alunos adolescentes com relação à matemática, que prejudica o aluno na escola, já que pode gerar um bloqueio na hora de resolver problemas. Em outras palavras, o aluno pode “travar” na hora da prova, ou enquanto tenta fazer exercícios, por conta de nervosismo. Outras possíveis consequências causadas pela ansiedade e nervosismo são os problemas físicos e emocionais, como dor de barriga, suor nas mãos, taquicardia e até crises de choro ou pânico antes ou durante as provas. Objetivos: O objetivo é estudar a ansiedade desenvolvida em alunos adolescentes com relação à matemática. Materiais e Método: A metodologia deste projeto consiste em maneiras diversas e eficazes de controlar a ansiedade e o nervosismo principalmente relacionados à matemática. Existem várias formas naturais e que podem até ser consideradas como medicina alternativa ou integrativa no controle da ansiedade, entre elas estão a aromaterapia, que consiste na utilização de diferentes fragrâncias e óleos essenciais em seu tratamento e o uso de plantas medicinais em sua forma natural, como chás, que não apresentam riscos à saúde. Outros métodos para este controle são as atividades físicas e a boa alimentação. Segundo estudos da Pensi, feitos na Universidade de Ohio, baixo desempenho escolar e uma alimentação pobre em nutrientes tem uma grande relação. Explorar a espiritualidade, a prática de exercícios matemáticos frequentemente, e os exercícios de respiração são também ótimos métodos. Resultados: Considerando o conteúdo estudado, e analisando o alto número de estudantes inseguros com a matéria já citada, no Brasil e no mundo, esse projeto pode impactar nesses números, os quais podem reduzir junto com o problema. Considerações Finais: Podemos entender a partir dessa pesquisa e desses números que, se o número de pessoas com o problema apresentado está alto por algum fator, e uma solução para esse problema venha a acontecer, o número pode reduzir consideravelmente, assim gerando uma melhora entre os adolescentes brasileiros.
Palavras-chave: Ansiedade escolar; Matemática; Saúde mental adolescente.