Introdução: O projeto Mangaline: Comunidade Leitora Sustentável tem como objetivo fomentar a leitura entre adolescentes a partir de práticas culturais já presentes em seu cotidiano, especialmente o consumo de mangás. Partindo da constatação de que muitos estudantes têm dificuldade de se engajar com os formatos tradicionais de leitura — especialmente o livro impresso —, a proposta reconhece o mangá como forma legítima de letramento literário, capaz de articular narrativas visuais, construção de identidade e engajamento afetivo. Como destacam Soares (2010) e Fischer (2013), é fundamental que a escola considere as linguagens e os repertórios culturais da juventude para promover uma aprendizagem significativa. Objetivos: Promover o interesse pela leitura entre adolescentes por meio da valorização de práticas culturais contemporâneas, como o consumo de mangás, articulando-as com ações sustentáveis de troca, análise e compartilhamento de narrativas. Materiais e Método: O projeto utiliza a metodologia de análise de conteúdo temática, conforme Bardin (2011), aplicada à leitura de três mangás selecionados: Blue Lock, Death Note e Tokyo Ghoul. A escolha se deu pela complexidade emocional e moral dos protagonistas. O processo foi dividido em cinco etapas: Diagnóstico: levantamento dos hábitos de leitura e consumo de mangás entre os estudantes; Criação do perfil “Mangaline” no Instagram: espaço para divulgação, resenhas, enquetes e trocas; Catalogação dos mangás disponíveis: organização por gênero, complexidade e temática; Análise de conteúdo: aplicação de categorias como empatia, autocontrole, ambição, justiça e outros traços de personalidade e valores socioemocionais; Trocas e interações: feiras presenciais e rodas de conversa sobre as leituras realizadas. Foram utilizados dispositivos móveis, acesso à internet, acervos físicos de mangás e ferramentas digitais como Canva e Google Forms. Resultados: Aumento do interesse e engajamento dos estudantes com a leitura; Formação de uma rede colaborativa de leitores e trocadores de mangás; Desenvolvimento de competências leitoras e reflexivas por meio da análise dos personagens; Estímulo ao protagonismo e à sustentabilidade, com reutilização de materiais e valorização da cultura colaborativa; Ampliação do repertório ético dos estudantes a partir da discussão de dilemas morais e afetivos dos personagens analisados. Considerações Finais: O projeto reafirma a potência da leitura quando conectada às linguagens e interesses da juventude. Ao valorizar os mangás como suportes legítimos de letramento e expressão emocional, promove-se não apenas o gosto pela leitura, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas e socioemocionais. A sustentabilidade está presente tanto na reutilização dos materiais quanto na formação de comunidades leitoras que compartilham saberes e afetos. O projeto aponta caminhos para que a escola se torne um espaço mais inclusivo, culturalmente significativo e afetivo para seus estudantes.
Palavras-chave: Leitura juvenil, Mangás, Sustentabilidade cultural, Análise de conteúdo; Cultura pop japonesa.